Fundações de Edificação com 43 Pavimentos em Balneário Camboriú
Cliente: FG Empreendimentos
Duração: Setembro de 2015 - Fevereiro de 2016
Localização: Balneário Camboriú - SC
A equipe da BornSales se orgulha de ter participado da elaboração do Projeto de Fundações do Splendia Tower, da FG Empreendimentos, localizado em Balneário Camboriú - SC.
O edifício, quando finalizado, contará com mais de 175 m de altura, sendo uma das maiores edificações do Brasil.
A concepção das fundações partiu da análise de diferentes tipos de soluções de fundações profundas. Verificou-se a possibilidade técnica na utilização de estacas do tipo escavada, raiz, e hélice contínua. Após a análise de custos baseada nos projetos básicos, e levando-se em conta o tamanho do bloco de fundações, optou-se pela solução em estacas hélice contínua, dado o menor custo e tempo de execução.
Ainda em etapa de projeto, foi realizada uma prova de carga, do tipo estática, na estaca hélice contínua de diâmetro 90 cm, com 24 m de comprimento. A análise da curva de carga x deslocamento obtido na prova de carga, permitiu a utilização de cargas maiores às previstas em fase de projeto básico.
Objeto de maior apelo técnico, o bloco central da edificação, é responsável pela absorção da maior parte das cargas da edificação, cerca de 22 mil toneladas de carga vertical, acrescidos de esforços de momentos devido ao efeito do vento.
Para refinamento da solução de fundações, foram realizadas iterações com colaboração entre os projetistas da estrutura e fundações. O projeto estrutural foi realizado pela Franzmann Engenharia e Consultoria de Blumenau - SC.
Em um total de 67 estacas hélice contínua, de diâmetro 90 cm e 24 m de comprimento, resultou o bloco principal (equivalendo a um volume aproximado de concreto para as estacas de 1228 m³).
Sendo que a edificação será construída em ambiente densamente urbanizado, e com construções vizinhas com fundações em sapatas, optou-se pela realização de contenções para escavação do bloco.
A solução de cravação de estacas prancha metálicas foi escolhida, dada a pequena espessura dos perfis, e a consequente minimização do choque entre blocos próximos.
Na determinação do perfil à ser utilizado, o qual deve atender a capacidade de esforços gerados pelos empuxos, alguns perfis comerciais foram escolhidos. Haveria a possibilidade de compra dos perfis, ou aluguel, visto que trata-se de uma obra provisória, porém optou-se pela construção de perfis em indústria metal mecânica.
A BornSales desenvolveu o dimensionamento do perfil de estaca prancha (feito sob encomenda), a partir da realização de modelos computacionais numéricos, levando em conta o comportamento elasto-plástico da seção.
A experiência na realização deste projeto mostrou novamente a importância da interação entre os projetistas estruturais e de fundações, e na realização de prova de carga nas estacas ainda em fase de projeto. A redução de custos nas fundações, tanto nas estacas, como no bloco de fundações, foi maior que o custo do ensaio. Sendo assim, além de se ter maior confiabilidade técnica na segurança do desempenho das fundações, tem-se uma significativa redução no valor global da obra.
Ricardo Born, Diretor de Projetos
Julho de 2016