Investigação Geotécnica para Projetos de Fundação
Plano de Investigação Geotécnica
O plano de investigação geotécnica consiste no planejamento e execução de ensaios de campo e laboratório, com o objetivo de identificar as camadas de solo e substrato rochoso, permitindo definir o modelo de comportamento do terreno de fundação e os valores dos parâmetros geotécnicos.
A participação do Projetista de Fundação na definição do plano de investigação geotécnica é fundamental, pois a sua experiência o credencia na escolha correta do tipo de investigação, buscando otimizar custos e tempo, e melhorando a qualidade dos resultados a serem encontrados.
Numa investigação adequada do terreno de fundação, deve-se inicialmente definir um programa com base nos objetivos a serem alcançados:
Investigação preliminar: conhecer as principais características do terreno, definindo a sua estratigrafia;
Investigação complementar ou de projeto: esclarecer feições relevantes do subsolo e caracterizar as propriedades das camadas de solo mais importantes;
Investigação para a fase de execução: visa confirmar as condições de projeto em áreas críticas da obra.
O Plano de Investigação Geotécnica deve ser apresentado ao cliente na forma de planta de desenho, onde são indicados os tipos de sondagem, as locações dos furos, a estimativa dos comprimentos de execução.
Tipos de Sondagens
A prática de engenharia geotécnica tem se beneficiado do desenvolvimento tecnológico dos equipamentos de investigação. Estão disponíveis no mercado uma gama de equipamentos de perfuração mais robustos, e com maior precisão de medição das propriedades do material investigado (resistência, deformação, capacidade drenante).
Alguns aspectos importantes sobre cada tipo de sondagem estão descritos a seguir:
SPT e SM (sondagem à percussão e mista)
CPT e CPTu (ensaio de cone e piezocone)
DMT (ensaio dilatométrico)
PMT (ensaio pressiométrico)
VST (ensaio de palheta ou Vane Test)
Cada tipo de ensaio tem, no seu procedimento executivo e recurso tecnológico do próprio equipamento, potencial para a determinação dos parâmetros geotécnicos dos solos:
A escolha do tipo de sondagem deve partir do objetivo da investigação geotécnica, e das propriedades que se pretende medir das camadas de solo.
Bibliografia Recomendada:
Schnaid, F. e Odebrecht, E. - Ensaios de Campo e suas aplicações à Engenharia de Fundações. São Paulo: Ed. Oficina de Textos, 2a edição, 2012.