Execução da maior estaca hélice instrumentada no Brasil.
Com 34,88 m executados de comprimento e 0,80 m de diâmetro, desde o dia 06/09, Balneário Camboriú-SC passa a deter o recorde de execução da maior estaca hélice instrumentada no Brasil.
Sua execução tem como objetivo a realização de uma prova de carga estática, cujo ensaio é estimado para superar 1000 toneladas. Através da instalação de sensores, busca-se também compreender o nível de carga atuante ao longo do comprimento da estaca.
A estaca foi executada com o equipamento Llamada P-150-TT, que possui alta capacidade de torque. A capacidade de perfuração original do equipamento é de 30 m, porém através da acoplagem de mais um segmento de trado foi possível atingir-se a profundidade desejada.
Pela necessidade de inserção de armaduras de grande comprimento (gaiola = 9 m; monobarra = 35 m), a obra contou com a adoção de um concreto de traço especial. Entre alguns pontos modificados, destaca-se a adoção de uma porcentagem de argamassa superior a 60%, utilização de aditivos plastificantes, inserção de retardador de pega, e aplicação de consumo de cimento de 450 kg/m³.
O perfil do solo no terreno é caracterizado como depósito sedimentar da planície costeira catarinense, com formação marinha-eólica, com bancos de areia e argila intercaladas. A proximidade entre o mar e o rio Camboriú foram decisivos na formação do solo local.
Foram realizadas campanhas de investigação geotécnica de campo com sondagens SPT e CPT. Os resultados evidenciaram a variação entre as camadas de solo ao longo da profundidade.
O comprimento estimado da estaca teste se deu a partir da análise das sondagens e previsões do comportamento esperado para a estaca.
Um agradecimento especial à equipe que participou da execução da maior estaca hélice instrumentada no Brasil.