FG Big Wheel: atração turística de Balneário Camboriú teve fundações projetadas pela BornSales
Se você é da região de Balneário Camboriú ou nos visita, especialmente na temporada de verão, um dos passeios mais legais para se fazer é na FG Big Wheel. Essa é a maior roda gigante estaiada da América Latina, e seu ponto mais alto está a 82 m de altura, proporcionando uma bela vista da orla da BC.
A BornSales se orgulha de ter participado da construção desse empreendimento, elaborando o seu projeto de fundação - um trabalho único, por ser um marco de nossa cidade reconhecido em todo o pais, e desafiador, devido às exigências técnicas que um equipamento como esse possui para que as pessoas tenham segurança máxima para frequentar e aproveitar o passeio.
A estrutura da FG Big Wheel é composta por 80 toneladas de aço e 350 m³ de concreto, e está apoiada sobre 5 blocos de fundação, sendo 4 blocos de 8 estacas raiz localizados em sua base, além de um bloco de 9 estacas raiz que apoia a haste inclinada que suporta o eixo da roda gigante. Este último bloco, localizado em um nível superior na encosta, devido a esforços elevados que puxariam a roda na direção oposta ao braço inclinado, conta ainda com 2 tirantes com cerca de 10 m de embutimento em rocha.
O projeto estrutural da roda gigante, proveniente do fabricante do equipamento, apresenta a envoltória de cargas atuantes em cada ponto de apoio, bem como os rigorosos limites de deslocamentos máximos aceitáveis para as fundações, cujos valores são de 10 mm na vertical e 5 mm na horizontal.
Diferentemente de um edifício, a estrutura da roda gigante é leve, e devido à sua altura, as cargas de reação na base dos apoios passam a ter uma componente horizontal mais expressiva. Além disso, embora em geral as estruturas no Brasil não sejam dimensionadas frente a sismos, por obrigação do fabricante, foram seguidos os requisitos de desempenho frente a ocorrência de terremotos. Sendo assim, o dimensionamento das fundações teve este fator preponderante em seu desenvolvimento. Antes da execução dos blocos de fundações, as estacas foram testadas frente a carregamentos laterais, os quais os resultados confirmaram as premissas de projeto.
A execução da obra foi um trabalho da Construtora Mestra, a quem parabenizamos pelo trabalho de excelência e também agradecemos pela parceria nesse projeto marcante e por nos ceder as imagens do período das obras que estão nessa publicação.
Projeto de Fundações (planta) - BornSales Engenharia
Ensaio de carregamento lateral nas estacas (crédito: Solugeot)
Comments