Solo grampeado: impressões e aspectos técnicos
Neste fim de setembro, publicamos no perfil da BornSales no Instagram uma série de conteúdos mostrando a execução de projetos de solo grampeado no litoral de Santa Catarina que tiveram nossa elaboração. Por ser uma solução importante de contenção de encostas, que viabiliza o aproveitamento com segurança de áreas com relevo, como é comum em nossa região, decidimos nos aprofundar um pouco mais nesse conteúdo.
O termo solo grampeado refere-se à inserção de reforços resistentes à tração em maciços, de forma a se obter um compósito com melhores características mecânicas. Trata-se, portanto, de uma técnica de melhoramento de solo, para casos de taludes de cortes e estabilização de encostas. O sistema é composto por quatro elementos: solo, grampos, drenos e paramento.
A solução passou a ser regulamentada pela ABNT somente em 2021, por meio da NBR 16920-2 – Muros e taludes em solos reforçados – Parte 2: Solos grampeados. Anteriormente, os projetos e execuções se baseavam em normas internacionais ou manuais práticos de engenharia.
O processo executivo do solo grampeado ocorre por etapas, em níveis subsequentes de cima para baixo. Cada etapa deve estar previamente planejada: topografia (locação e conferência), terraplenagem (escavação do solo), perfuração e montagem dos grampos (perfuratriz, espaçadores, tubo de injeção, proteção anticorrosiva, placas e porcas), produção da calda de cimento, sistema de proteção da face (concreto projetado ou geomanta) e dispositivos de drenagem (face e profundos).
O incremento de altura de escavação é definido a partir do tipo de solo. Para cada avanço da escavação é executada a linha de grampos, drenos e tratamento da face, conforme especificações do projeto.
A altura do muro em solo grampeado (H) e a malha de grampos, definida pelos afastamentos vertical (SV) e horizontal (SH), influenciam nos valores das cargas de tração no Grampo (Tmáx), conforme proposição de Byrne et al. (1998).
A sequência executiva do solo grampeado e os seus elementos de projeto (grampos, tratamento da face e drenos) resultam em uma solução de estabilização e melhoramento do maciço, que permitem a execução de cortes com elevada altura e inclinação.
A BornSales Engenharia tem desenvolvido projetos de estabilização de encostas em solo grampeado na região do litoral Catarinense, com casos de obras que viabilizaram escavação verticalizada com até 20 m de altura.
Comentários