Aterros sobre solos moles
Viabilizar empreendimentos em áreas geotecnicamente desfavoráveis, com presença de solos compressíveis e de baixa capacidade de suporte, é um caminho para permitir a expansão urbana e ocupar espaços com novas finalidades.
As previsões de recalques ao longo do tempo e as análises de estabilidade dos taludes de bordas são os grandes desafios, calçadas pelos resultados de boas campanhas de investigação geotécnica.
Nossos projetos de aterros sobre solos moles são elaborados a partir de modelos tridimensionais, que nos permite observar os principais aspectos da superfície natural do terreno, possibilitando o entendimento real das alturas de aterro e, eventual, sobrecargas.
A análise e interpretação dos resultados das campanhas geotécnicas faz parte do escopo do serviço de projeto, permitindo definir a estratigrafia do subsolo e os valores dos parâmetros geotécnicos.
As escolhas das técnicas para o controle de recalques ao longo do tempo e a estabilização dos taludes de bordas do aterro são embasadas nos resultados dos modelos geotécnicos de cálculo, de forma a buscar segurança, agilidade executiva e atendimento aos critérios ambientais. Os projetos podem ser acompanhados pelo memorial descritivo, quando solicitado para o licenciamento ambiental, e projeto de monitoramento.
Áreas de atuação
-
Projeto geotécnico de aterro sobre solos moles