Contenções
O desenvolvimento urbano está conduzindo a engenharia para espaços mais confinados e com condições geotécnicas desfavoráveis.
Mitigar patologias em edifícios vizinhos com fundações sensíveis, potencialmente ocasionadas por movimentos excessivos das contenções ou por influência do rebaixamento do nível d’água, é o conceito principal na elaboração de um projeto.
Durante a construção de novas estruturas onde cortes verticais não são viáveis, sistemas de contenção de escavações suportam o terreno adjacente para controlar deformações de estruturas vizinhas, infraestruturas e solo.
O terreno e seu entorno são implantados no modelo tridimensional de escavação (projeto de terraplenagem), que possibilita o entendimento das alturas de escavação e suas variações. Permite-se diferenciar a solução de contenção, considerando a especificidade de cada alinhamento (altura de escavação, nível d’água e edificações vizinhas).
Modelos geotécnicos aplicados em programas computacionais possibilitam o dimensionamento das contenções, expressando os seus resultados através dos esforços atuantes e deslocamentos previstos na cortina e edificações vizinhas. A utilização de instrumentação geotécnica durante a construção permite avaliar o comportamento real versus previsto, e intervir caso necessário.
Áreas de atuação
-
Projeto de contenção para implantação de subsolos
-
Projeto de controle e rebaixamento do lençol freático