Sistemas de contenções
O desenvolvimento urbano está conduzindo a engenharia para espaços mais confinados e com condições geotécnicas desfavoráveis.
Durante a construção de novas estruturas onde cortes verticais não são viáveis, sistemas de contenção de escavações suportam o terreno adjacente, para controlar deformações de estruturas vizinhas, infraestruturas, e solo. Tais soluções variam de simples estacas moldadas in loco e estacas prancha, até paredes diafragmas protegendo prédios históricos sensíveis.
Escavações podem ser suportadas por estroncas internas, construções do tipo top down em que a estrutura da edificação é utilizada como estronca, ou tirantes externos. Combinamos experiência empírica com modelos computacionais sofisticados para avaliar os impactos da solução nas instalações adjacentes. A utilização de instrumentação geotécnica durante a construção permite ao time de projetistas avaliar o comportamento real versus o calculado, e assim fazer ajustes que beneficiam o projeto.
Áreas de atuação
-
Projeto de contenção para implantação de subsolos
-
Projeto de contenção para estabilização de taludes
-
Projeto de contenção para obras de terraplenagem
-
Projeto de contenção para corpos de pavimentos
-
Soluções de contenção permanentes e provisórias
-
Investigações geotécnicas voltadas para projetos de contenção
-
Plano de monitoramento de estruturas de contenção
-
Cálculo de ficha da cortina para o controle do rebaixamento do lençol freático
Análise e projeto de estruturas de contenção
-
Parede diafragma
-
Cortina de estacas
-
Estacas prancha
-
Solo reforçado
-
Muro de gravidade
-
Tirantes
Parede diafragma
Construções em perímetro urbano usualmente requerem sistemas de contenção de escavações que minimizem o deslocamento de estruturas adjacentes e permitam um eficiente controle de estanqueidade. Para estes casos soluções de paredes diafragma possuem boa performance, com seu equipamento permitindo escavações em solo e rocha, com profundidades superiores a 30 m.
Cortinas de estacas
A solução de cortina de estacas secantes, justapostas ou afastadas permite utilizar equipamentos de execução de estacas para conter os taludes e escavações. A escolha do tipo de estacas está fundamentada no tipo de solo ou rocha, disponibilidade de equipamentos e presença do lençol freático. Trata-se de uma solução usual na prática geotécnica em perímetros urbanos, porém requer cuidados, principalmente quando necessita-se garantir a estanqueidade nas escavações.